Foi um dia chuvoso mas cheio de animação e partilha no Dia Aberto do Colégio La Salle, em Barcelos, no dia 7 de fevereiro. O momento foi destinado não só aos pais que pretendam matricular os seus filhos no 5º ano como para as crianças.
Durante toda a manhã, os futuros alunos foram acompanhados por alguns professores e alunos mais velhos a experimentarem a dinâmica do Colégio com atividades relacionadas com ciência, biologia, desporto, contacto direto com natureza mas também conhecimento de geologia.
Segundo o Irmão Joel Figueiras, coordenador da Pastoral e membro da equipa diretiva do Colégio, promover o Dia aberto vai de encontro à transparência que a instituição pretende passar.
“Queremos que as pessoas nos vejam, nos conheçam e que, na eventualidade de quererem colocar cá os seus filhos, possam saber de antemão com o que contam, quem são as pessoas que lideram o projeto, como é o nosso espaço”, disse.
Luísa Vieira, professora de História e atual diretora pedagógica do Colégio La Salle, reconhece com emoção o trabalho de sucesso concretizado ao longo dos anos.
“É uma emoção muito grande pensar que neste espaço onde trabalho há 39 anos, tive muitos alunos, e essses meus alunos trazem cá os seus filhos e que agora sou professora deles. É muito prazeroso no contexto de sala de aula ver sorrisos e rostos que me são muito familiares.”, revelou com emoção no olhar.
A diretora pedagógica reforça o ambiente protegido e tranquilo promovido no Colégio como indicado para a formação de cidadania dos alunos na sociedade.
“Trabalhamos muito a resiliência, as competências sociais, preocupa-nos muito que os nossos alunos sejam pessoas afáveis e empáticas e que façam a diferença na comunidade em que vivem”, rematou.
Sílvia Lopes, ex-aluna e agora mãe, pretende matricular agora o seu filho mais velho para o 5º ano pela relação que já tem com o Colégio e pela experiência que a marcou pela positiva.
“Principalmente por ser um meio mais pequeno porque acho que as relações mais próximas também me marcaram a mim e acho que vale a pena esse esforço. O que tenho mais memória é das pessoas saberem o meu nome.”, disse.
O mesmo se reflete para Pedro Sousa. Também ex-aluno e com o objetivo de matricular mais um filho no La Salle.
“A importância e investimento que fazemos na educação tem a ver o com valores e o que queremos dar aos nossos filhos não só a parte curricular como a parte do convívio e valores cristãos que aqui se praticam.”, revelou.
Mais uma vez o Dia Aberto do Colégio La Salle, em Barcelos, afirmou-se como uma mostra de uma instituição que trata os alunos como uma “família”.
O Colégio La Salle de Barcelos pertence à rede internacional dos Irmãos das Escolas Cristãs, fundada em 1680 por São João Batista de La Salle.
Conteúdo Patrocinado