O Congresso Internacional de Gestão em Saúde, promovido pelo ISAVE – Instituto Superior de Saúde, realizou-se nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, no Auditório do Hospital de Braga, com forte adesão do público e sala cheia ao longo dos dois dias.
Este encontro académico e profissional reforçou a presença do ISAVE no debate nacional e internacional sobre políticas e gestão em saúde, afirmando-o como agente ativo na reflexão sobre os desafios que moldam os sistemas de saúde. A realização do congresso em Braga sublinha a importância estratégica do ISAVE na região e o seu compromisso com a ligação entre a academia, a prática clínica e a gestão em saúde.
Organizado pelos ex-estudantes da Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde do ISAVE, o congresso reuniu especialistas de renome, investigadores, gestores e profissionais de saúde de vários países, que partilharam experiências, resultados de investigação, modelos de intervenção e perspetivas estratégicas sobre a gestão dos sistemas de saúde.
Durante o evento, a Presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, destacou que a missão da instituição vai além da formação técnica, sublinhando o forte foco na gestão organizacional e no sucesso das instituições de saúde. A importância de alinhar políticas e práticas foi reforçada por Catarina Alves, coordenadora da pós-graduação do ISAVE,que defendeu ser urgente trabalhar a sustentabilidade e a equidade no Serviço Nacional de Saúde, aproximando decisores políticos e profissionais no terreno.
Constantino Sakellarides, ex-secretário-geral da Saúde, defendeu a necessidade de uma visão estratégica de médio e longo prazo para o SNS.
O evento distinguiu-se pela sua abordagem ampla e integrada, com painéis dedicados à inovação, cultura organizacional, tecnologias emergentes, governação, humanização dos cuidados e sustentabilidade organizacional.
Com o apoio das Termas de Caldelas, foram ainda atribuídos prémios aos melhores trabalhos apresentados.
Com elevada participação e envolvimento ao longo de todo o programa, o congresso confirmou o papel do ISAVE como dinamizador do pensamento crítico, da inovação e da ligação entre conhecimento académico e prática clínica, contribuindo para a construção de soluções mais eficazes e sustentáveis para o futuro da saúde, centradas nas pessoas.
Conteúdo Patrocinado.