twitter

Barcelos mobiliza-se para apoiar com bens essenciais e donativos «fase difícil de muitos leirienses»

Barcelos mobiliza-se para apoiar com bens essenciais e donativos «fase difícil de muitos leirienses»
Fotografia DR

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 31 de janeiro de 2026, às 15:43

Escola Secundária de Barcelinhos, Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e Fundo Estér Fernandes promovem iniciativas

A iniciativa partiu, primeiro, da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Barcelinhos, que decidiram contribuir, com bens essenciais, para ajudar as vítimas da depressão Kristin, que passou por Portugal continental, na quarta-feira, tendo deixado um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados, tendo afectado, de maneira particularmente forte, a zona de Leiria.

A esta iniciativa associaram-se, de imediato, os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, que, «por solicitação do Comando Sub-Regional do Cávado», integram o Grupo de Reforço 01 Norte, se encontram no distrito de Leiria «para prestar apoio às populações afectadas», pode ler-se na página oficial do Facebook dos BVB, sendo que a recolha de bens decorre, por estes dias, no CHECK-Fitness-Epicenter, na Rua de Sta. Eugénia, 1492 — Rio Côvo (Sta Eugénia).

«Leiria está a passar por algo duro, e lembrar-nos dessa diferença já é um primeiro passo importante, o CHECK-Fitness-Epicenter está a recolher bens essenciais, se conseguires ajudar, faz mesmo a diferença», destaca, ainda, Associação Humanitária dos Bombeiros de Barcelinhos.

Os bens recolhidos serão entregues, durante a próxima semana, na Cáritas Diocesana de Leiria. 


 

Fundo Estér Fernandes contribui com donativos 

E , na próxima semana, «através dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, aproveitando a iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Barcelinhos», o Fundo Éster Fernandes irá contribuir com muito do seu fundo «para a aquisição de bens para apoiar os nossos amigos de Leiria».

«Nesta fase difícil da vida de muitos dos leirienses, toda a ajuda é pouca. Hoje são eles e amanhã podemos ser nós. Quem se quiser juntar, pode enviar donativo com essa nota de "Leiria", ou entregar os bens na nossa Escola de Barcelinhos com a indicação de Fundo Éster Fernandes. Obrigado a todos», esta é a mensagem publicada na página oficial do Fundo Éster Fernandes.