twitter

Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Famalicenses encontra criança desaparecida

Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Famalicenses encontra criança desaparecida
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 30 de janeiro de 2026, às 11:50

Lucas, de nove anos, estava numa casa abandonada

A Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Famalicenses encontrou, pela 01h20 de hoje, uma criança de nove anos, de nacionalidade venezuelana, que estava desaparecida em Arcos de Valdevez.

Em comunicado, a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Famalicenses referiu que a Equipa foi acionada pelas 23h00 para a busca de uma pessoa desaparecida desde as 18h30 de ontem, segundo o alerta da família. «Mobilizámos logo dois binómios certificados, onde estão presentes os nossos canídeos Bonny Hauskarand e Itogo de Orelav», pode ler-se.

No local, «e em conjunto com diversos agentes de proteção civil», tiveram início «as buscas no perímetro urbano da vila Raiana», colocando em prática tudo o que os elementos têm vindo a aprender. «Conseguimos. Pelas 01h08m a nossa Bonny dava sinal numa casa abandonada. Tínhamos encontrado o pequeno Lucas, de 9 anos. Pouco mais podemos dizer. É um sentimento que não se descreve. Não importa o porquê. Importa o desfecho. E é fenomenal. O pequeno Lucas foi encontrado, com vida e saudável, pela nossa Equipa Cinotécnica - B.V.Famalicenses», sustenta a mesma fonte, vincando que «todo o trabalho desempenhado até hoje valeu a pena e continuará a valer».