O Centro Escolar da Fogaça (1.º ciclo), em Barcelos, foi o grande vencedor do Prémio do Júri da edição de 2025 do concurso “Natal Ecológico”, promovido pelo município, sendo contemplado com 300 euros.
Na segunda posição ficou o trabalho realizado pela Associação de Pais do Jardim de Infância de Courel, arrecadando 200 euros, enquanto o terceiro posto coube à Escola Básica do 1.º ciclo de Remelhe, que receberá 100 euros.
Os premiados resultaram da votação de um júri composto por vários departamentos do município de Barcelos.
Quanto à categoria “Prémio do Público”, cuja votação decorreu online, saiu vencedor o Jardim de Infância de Silveiros, que irá receber um prémio de 100 euros. Os restantes 28 participantes no concurso receberão o prémio de participação no valor de 50 euros.
Os trabalhos elaborados pelos alunos das escolas concorrentes estiveram em exposição no Largo da Porta Nova (Jardim dos Assentos), durante a época natalícia.
Ao todo, participaram no concurso, na edição de 2025 do “Natal Ecológico”, 29 trabalhos alusivos à quadra natalícia, todos eles feitos “com material reutilizado/reciclado” e elaborados por crianças de jardins de infância, alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, IPSS, ensino especial e associações de pais.
Paralelamente à mostra destes trabalhos, no Largo da Porta Nova, os mesmos estiveram em exposição virtual na página de Facebook do município de Barcelos, entre os dias 12 de dezembro e 6 de janeiro.
Em comunicado, a autarquia barcelense dá nota que «este projeto visa estimular e promover a criatividade dos alunos e aguçar a sua consciência ambiental, numa quadra em que, por norma, há maior consumismo e desperdício».