twitter

Vila Verde realiza sessões públicas sobre revisão do Plano Diretor Municipal

Fotografia DR

Publicado em 03 de janeiro de 2026, às 15:08

Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, em seis zonas do concelho

A Câmara de Vila Verde vai promover seis sessões públicas de esclarecimento e informação, em diferentes pontos do concelho, no âmbito da discussão pública que está a decorrer para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). 

Numa nota à imprensa, a autarquia adianta que as sessões terão lugar entre a próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, e quinta-feira, dia 8, começando pela Ribeira do Neiva e por Vila Verde, estendendo-se ainda à Vila de Prado, Moure, Vade e Vale do Homem.

«O objetivo é prestar esclarecimentos e informação sobre o processo de revisão do PDM e os procedimentos a adotar para a apresentação de reclamações e pedidos de alteração à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal que resultou da negociação que envolveu o Município e 23 organismos ligados à gestão do território», indica a nota.

A primeira sessão pública, no dia 6, realiza-se no Auditório da sede da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, em Duas Igrejas, às 18h30, e está aberta também aos habitantes da UF de Marrancos e Arcozelo.

Às 21h00, realiza-se uma sessão no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Verde, destinada às populações de Vila Verde e Barbudo, Loureira, Turiz, Sabariz, Gême, Pico de Regalados, Gondiães e Mós, Esqueiros, Nevogilde e Travassós.

No dia 7, às 18h30, na sede da Junta de Moure, decorrerá a sessão que se destina também às freguesias de Lage, Atiães, Freiriz, Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, Carreiras S. Miguel e Carreiras S. Tiago e Dossãos.

Na Escola EB 2,3 da Vila de Prado, às 21h00, tem lugar a sessão pública para a população da Vila de Prado e freguesias de Cabanelas, Oleiros, Cervães, Parada de Gatim e Soutelo.

Na quinta-feira, dia 8, às 18h30, na sede da Junta da União de Freguesias do Vade em Penascais, terá lugar nova sessão pública, aberta também às freguesias de Prado S. Miguel e de Aboim da Nóbrega e Gondomar.

Para as 21h00 está agendada uma sessão na sede da Junta de Coucieiro, abrangendo igualmente as freguesias de Lanhas, Ponte S. Vicente, Pico S. Cristóvão, Valdreu, Valbom S. Pedro, Passô e Valbom S. Martinho, Oriz Santa Marinha e Oriz S. Miguel, Sande, Vilarinho Barros e Gomide.

A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Vila Verde está disponível numa plataforma online (https://cityhub.cm-vilaverde.pt/#/discussaopublicapdm/home), podendo a documentação ser consultada também presencialmente na Divisão de Ordenamento do Território da Câmara Municipal.

 O período de discussão pública estende-se até 11 de março, podendo todos os interessados apresentar “reclamações, observações ou sugestões”.

Em termos globais, o atual projeto negociado do PDM contempla uma área edificável que totaliza os 4.322,20 hectares no concelho, que engloba 3.663,73 hectares em solo urbano, aos quais acrescem 576,52 hectares de aglomerados rurais e 82,05 hectares de áreas de edificação dispersa.