twitter

Câmara de Celorico de Basto reforça usabilidade do seu website

Câmara de Celorico de Basto reforça usabilidade do seu website
Fotografia DR

Publicado em 03 de janeiro de 2026, às 18:28

Autarquia quer garantia de acesso de todos à informação municipal

A Câmara de Celorico de Basto decidiu reforção a acessibilidade e a usabilidae do website institucional do município.
Em comunicado, fonte da autarquia sublinha que o executivo municipal tem como objetivo promover a acessibilidade nos diferentes quadrantes de desenvolvimento,no equipamentos e infraestruturas na página oficial do município.
O presidente da Câmara de Celorico de Basto assegura que o caminho está a ser trilhado com «responsabilidade numa área sensível e que a todos deve preocupar». «A página oficial do município abre portas a uma nova era, de modernização administrativa, acessibilidade e usabilidade, permitindo que todos os cidadãos possam pesquisar os documentos que procuram com facilidade e sem recorrer à ajuda de terceiros. Começamos o ano da melhor forma, a trabalhar pela inclusão, num concelho que queremos que seja de todos», acrescentou. O Projeto de Acessibilidade e Usabilidade Digital, financiado pelo PRR tem como objetivo  garantir que o site institucional “www.mun-celoricodebasto.pt” cumpra as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG 2.1), nível AA, assegurando que a informação e os serviços digitais estão mais acessíveis a todos os cidadãos, independentemente das suas capacidades ou limitações. 
No âmbito deste projeto, foi realizada uma avaliação técnica detalhada da acessibilidade do website, da qual resultou a implementação de um plano de ação de melhorias incidindo sobre aspetos funcionais críticos, conteúdos, formulários, fluxos de interação, estrutura e código. Em paralelo, o site foi alvo de intervenções ao nível da estética, da funcionalidade e da usabilidade, tendo sido igualmente integrada uma ferramenta de leitura de conteúdos, o que tornou o portal mais intuitivo, claro e fácil de utilizar, assegurando uma melhor compatibilidade com tecnologias de apoio e promovendo uma experiência de navegação mais simples, acessível e inclusiva para todos os cidadãos. 
Como resultado das intervenções, a Declaração de Acessibilidade foi validada como Plenamente Conforme, com pontuação máxima do Observatório Nacional da Acessibilidade.