Pela primeira vez, a programação de Ano Novo de Guimarães conta com um cantar de Reis, envolvendo os grupos folclóricos e etnográficos do concelho. É nos dias 10 e 17 de janeiro que “Guimarães Canta os Reis” acontece, percorrendo várias ruas do centro histórico.
Segundo explicou a vereadora da Cultura, Isabel Ferreira, este envolvimento dos grupos do concelho tem sido uma preocupação do executivo, tal como ficou demonstrado na programação de Natal, pelo que é para manter. «Para nós só faz sentido trabalhar em rede e projeto a projeto. Esta é a lógica de trabalho. Só faz sentido criar esta dinâmica envolvendo», referiu, ontem, na apresentação do programa de passagem de ano e de cantares de reis, orçado em pouco mais de 153 mil euros.
“Guimarães Canta os Reis” conta com a participação de nove grupos folclóricos e etnográficos, com cerca de 200 elementos no total. As atuações reparte-sem pelos dias 10 e 17 de janeiro, a partir das 15h00. No dia 10, atuam o Grupo Folclórico e Etnográfico de Lordelo, o Grupo Folclórico da Corredoura e os Ranchos Folclóricos de S. Cipriano de Tabuadelo e Santo Estêvão de Briteiros. Já no dia 17, é a vez do Grupo Folclórico de Souto, Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Conde, Grupo Regional Folclórico e Agrícola de pevidém, Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande e o Grupo Folclórico de Vila de Ponte.
Nos dois dias, os grupos partem de ruas distintas (Largo dos Laranjas, Plataforma das Artes, ‘Curtir Ciência’, Largo Cónego José Maria Gomes e Largo Condessa Mumadona) rumo ao coreto do Jardim da Alameda.
Neste mesmo dia, acontece o encerramento da programação com um espetáculo a cargo da banda de música alentejana ADIAFA, que apresentará no Teatro Jordão, a partir das 21h30, um novo projeto com arranjos especiais e novos músicos, entre os quais o vimaranense Manuel Oliveira.
Os ingressos custam cinco euros e podem ser adquiridos na plataforma BOL ou bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e na Loja Oficina.
Antes, no dia 13 de janeiro, tem lugar no Multiusos de Guimarães o convívio sénior com animação musical e surpresas. Trata-se de um momento de celebração e confraternização junto da população sénior. O início está marcado para as 12h30, sendo que as inscrições já estão abertas, terminando no dia 23 de dezembro. As mesmas podem ser feitas no Auditório da Fraterna, das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.
Para além da grande novidade do encontro de reis, o município de Guimarães prepara-se para entrar em 2026 com muita animação, com um programa de passagem de ano com música e pirotecnia. Assim, a noitada de 31 de dezembro começa no Largo do Toural às 22h30 com a atuação do grupo HMB, que promete animar os presentes com os ritmos de soul e funk. Pelas 23h50, entra em palco a dupla “Mete Cá Sets” e, a partir da 01h30, Fernando Alvim apresenta um DJ set que se prolonga pela madrugada. À meia-noite, haverá um espetáculo de fogo de artifício lançado a partir da Rua da Indústria.
O Concerto de Ano Novo está agendado para o dia 1 de janeiro. A partir das 17h00, o Grande Auditório Francisca Abreu do Centro Cultural Vila Flor acolhe a Orquestra de Guimarães que subirá ao palco com a Academia de Bailado de Guimarães, sob a direção do maestro Vítor Matos.
Os ingressos para este espetáculo custam 7,5 euros e podem ser adquiridos na plataforma BOL e nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e na Loja Oficina.