twitter

Vídeo da PortugalNTN no pódio dos melhores filmes de turismo do mundo

Vídeo da PortugalNTN no pódio dos melhores filmes de turismo do mundo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 09 de dezembro de 2025, às 18:35

Texto e guião são da autoria de Ana Fragoso, licenciada pela Universidade do Minho.

O filme “Feel With Us”, produzido pela PortugalNTN, conquistou o 3.º lugar, na categoria de Serviços de Turismo, no World Tourism Film Awards, cuja gala decorreu em Guimarães, na passada sexta-feira.

A PortugalNTN, empresa de Turismo de Natureza com sede em Mirandela, produziu um vídeo promocional cujas filmagens aconteceram em 25 municípios de Trás-os-Montes, Douro, Alto Tâmega e Barroso.

A produção foi feita, uma vez mais, com recursos próprios: o texto e guião são da autoria de Ana Fragoso, licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, enquanto a recolha e edição de imagem é da responsabilidade de Marco Gil.

Esta distinção resulta do desempenho do filme ao longo do Circuito do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), a competição global dedicada a conteúdos audiovisuais de turismo. Ao longo do ano, a produção competiu com mais de 4.000 filmes provenientes de mais de 50 países, nos diversos festivais internacionais que compõem o circuito, arrecadando vários prémios.

Cada distinção contribuiu com pontos para a sua posição final no CIFFT Rankings, onde alcançou o 3.º lugar, na categoria Serviços de Turismo, garantindo a distinção na lista dos Melhores Filme de Turismo do Mundo.

«Para além de fantásticas imagens, que o nosso território tem, neste filme mostramos experiências, já ultrapassamos a fase de “contar a história” para a fase de “viver a história”, e não é fácil conseguir gerar esse sentimento nas pessoas, de sentirem que estão a viver a história», refere João Neves, responsável pela empresa.

Reconhecido pelo seu conceito criativo, narrativa e qualidade de produção, o vídeo orgulha os promotores. «Pelo facto de termos vindo nos últimos anos a arrecadar vários prémios pode parecer fácil, mas que não é. Competimos com mais de 4.000 filmes, provenientes de mais de 50 países. Estamos a lidar com especialistas nesta área, com sensibilidades e culturas muito diferentes», argumenta Domingos Pires, igualmente responsável pela PortugalNTN.