A programação de Natal de Vieira do Minho conta, este ano, com várias actividades, destacando-se, já no próximo sábado, a abertura da pista de gelo - uma das novidades da edição deste ano -, do mercadinho de Natal e ainda a cerimónia de inauguração das luzes de Natal.
O presidente da edilidade vieirense, Filipe de Oliveira, anunciou o programa, destacando que uma das novidades passa pela “descentralização” dos eventos.
«Um dos objetivos passa por fomentar o verdadeiro espírito natalício, porque é algo que acho que é notório nos últimos anos, isso não tem acontecido, e essa é uma marca que nós queremos deixar já, no imediato, apesar de termos tido pouco tempo de preparação para a programação deste evento. Outro objetivo passa, acima de tudo, por dinamizar a economia local, de que estes eventos vão decorrer durante várias semanas, procurando revitalizar a nossa economia local. E o terceiro, o objectivo principal, passa por descentralizar vários eventos que vamos ter nas nossas freguesias, não nos podemos cingir apenas e só ao nosso centro da Vila de Vila do Minho. Então teremos atividades, nomeadamente em Cantelães, em Roças e outras comunidades, porque é uma marca não só neste evento, como também noutros eventos que depois vamos apresentar em 2026, o facto é procurar a descentralização de várias atividades para que possamos chegar a todo o território, porque isso já é público, a coesão territorial é para nós uma das nossas marcas no mandato. Devo também dizer que vamos procurar sempre um encontro com a comunidade, e um dos momentos também que vamos procurar ter de forma presente nestas semanas é a vinda das escolas, nomeadamente à pista de gelo, que vamos ter no centro da nossa vila nas próximas semanas. E o primeiro grande momento vai acontecer no próximo sábado, no dia 6 de dezembro, com a abertura da pista de gelo do Mercadinho de Natal, e também um dos momentos mais emblemáticos da época, que é o acender das luzes de Natal na Praça. Esse vai ser verdadeiramente o arranque das nossas atividades relacionadas com este evento», destacou o edil vieirense.
Sábado, 06/12
10:00 | Abertura do Mercado de Natal
17:30 | Inauguração das Luzes de Natal, com espetáculo do Ginásio Clube de Vieira do Minho e uma sessão simbólica de fogo de artifício
Domingo, 07/12
09:00 | Abertura do Mercado de Natal
10:00 | Caminhada de Natal "O Miradouro de Guilhofrei"
Segunda-feira, 08/12
09:00 | Abertura do Mercado de Natal
Quarta-feira, 10/12
Visita dos alunos do Centro Escolar do Cávado e do Jardim Santa Cecília à Pista de Gelo.
Quinta-feira, 11/12
Visita das Escolas de Rossas e Guilhorei à Pista de Gelo
Sábado, 13/12
10:00 | Abertura do Mercado de Natal
10:30 | Concurso de Mel com produtores locais (Posto de Turismo)
15:30 | Cãominhada
17:00 | I Gala Animal
Mercado de Natal das Gavinheiras (Cova)
Domingo, 14/12
09:00 | Abertura do Mercado de Natal
Mercado de natal das Gavinheiras (Cova)
Festa de Natal de Ruivães
Segunda-feira, 15/12
Visita dos alunos da Escola Básica Domingos de Abreu à Pista de Gelo
Quarta-feira, 17/12
Concerto de Natal dos Centros de Convívio e Lazer, na Igreja Paroquial de Vieira do Minho
Quinta-feira, 18/12
Concerto de Natal dos Centros de Convívio e Lazer, na Igreja Paroquial de Vieira do Minho
Sábado, 20/12
10:00 | Abertura do Mercado de Natal
Mercado de Natal de Salamonde
Mercado de Natal de Rossas
Concerto de Natal da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho (Auditório Municipal)
Domingo, 21/12
09:00 | Abertura do Mercado de Natal
Mercado e Festa de Natal de Salamonde
Mercado de Natal de Rossas
Segunda-feira, 22/12
09:00 | Abertura do Mercado de Natal
Sábado, 27/12
Corrida de São Silvestre
Domingo, 28/12
Passeio a Cavalo de Fim de Ano
Sábado, 03/01
Passeio de Mota, do Motoclub do Ermal
Sábado, 10/01
Concerto de Ano Novo da Sociedade Filarmónica de Vilar Chão (Salão Paroquial de Cantelães)
Domingo, 11/01
XXXII Encontro de Reisadas (Auditório Municipal)