A Feira Anual de Santa Catarina voltou a atrair milhares de pessoas à sede do concelho de Celorico de Basto, com especial destaque para ontem, dia de Santa Catarina.
«A inovação não tira valor à tradição, pelo contrário, reforça a identidade local, cria meios de atratividade, acrescenta valor, e permite que as gerações mais novas se sintam movidas a visitar a feira franca, a conhecer as tradições, e a perpétua-las com orgulho», afirma o presidente da Câmara de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
A mostra gastronómica esteve em destaque, com especial realce para o caldo de nabos, uma tradição que começou a ganhar destaque há alguns anos e que se mantém inalterada.
A mostra animal e a exposição de equipamentos agrícolas decorreram na Quinta do Prado.
O certame foi visitado pelo vice presidente da CCDR-N para as áreas da Agricultura e Pescas, Paulo Ramalho, que auscultou os produtores locais., em particular o presidente da Casa do Agricultor de Celorico de Basto e o diretor da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes.
«A agricultura é um setor que está, felizmente, a ganhar o palco que merece, mas é preciso, urgente e necessário estar ao lado dos agricultores e ajudá-los a crescer e a empreender contribuindo claramente para o desenvolvimento do território», declara o edil celoricense.
Paralelemente, Celorico de Basto recebeu as comemorações do 17.º aniversário do Comando Territorial de Braga da GNR.