O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, foi hoje eleito presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), enquanto os autarcas de Fafe e de Mondim de Basto assumem o cargo de vice-presidentes.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a CIM do Ave explica que, na sequência das eleições autárquicas de 12 de outubro, foi hoje instalado o seu novo Conselho Intermunicipal.
“Após a instalação, na sua primeira reunião do mandato, foi eleito presidente do Conselho Intermunicipal o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos. Foram ainda eleitos como vice-presidentes os presidentes de câmara de Fafe e de Mondim de Basto, Antero Barbosa e Bruno Ferreira, respetivamente”, indica a CIM do Ave.
O Conselho Intermunicipal da CIM do Ave integra, ainda, os seguintes presidentes de Câmara: Manuel Teixeira (Cabeceiras de Basto), Ricardo Araújo (Guimarães), Frederico Castro (Póvoa de Lanhoso), Filipe de Oliveira (Vieira do Minho) e Victor Hugo Salgado (Vizela).
Segundo a CIM do Ave, a reunião marcou o início do mandato 2025-2029 e “um novo ciclo de cooperação intermunicipal, dando continuidade ao compromisso com o desenvolvimento integrado do território do Ave, como afirmou Mário Passos após a sua eleição”.
“É uma honra assumir esta responsabilidade. Pretendo trabalhar em estreita colaboração com todos os municípios, promovendo o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial da nossa Comunidade Intermunicipal”, assume o novo presidente da CIM do Ave, citado no comunicado.
O Conselho Intermunicipal é o órgão deliberativo da CIM do Ave, composto pelos presidentes das câmaras municipais dos municípios associados, com competências nas áreas do planeamento, desenvolvimento regional e gestão de projetos intermunicipais.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave é uma associação de municípios de fins múltiplos criada em 2009 para promover a gestão de projetos intermunicipais no território do Ave e que integra oito municípios: Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.