twitter

Norte 2030 financia com 83,4 milhões de euros investimentos em saúde pela região

Norte 2030 financia com 83,4 milhões de euros investimentos em saúde pela região
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 03 de novembro de 2025, às 23:38

Protocolo para a formalização da Constituição e Dinamização da Rede Temática Regional para a Saúde Pública e Cuidados Assistenciais do Norte de Portugal assinado em Chaves.

O programa regional de fundos europeus Norte 2030 investiu mais de 83,4 milhões de euros (ME) em saúde por toda a região, impulsionando um investimento superior a 220 milhões de euros, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em causa estão projetos em "três grandes áreas", como a qualificação da rede regional dos serviços de saúde – hospitais, centros de saúde e IPO, num investimento total de 171,4 ME, financiados no valor de 57,5 ME; investimento empresarial no domínio das ciências da vida e saúde, num investimento total de 45 ME, financiados no valor de 22 ME; e investimento e desenvolvimento de natureza pública – Instituições de Ensino Superior, num investimento total de 4 ME, financiados no valor de 3,4 ME".

"Entre as operações aprovadas, destaque para o Centro Nacional de Protonterapia, que ficará instalado no IPO do Porto. De salientar, ainda, intervenções em hospitais de referência, com vista à modernização tecnológica e à melhoria das condições assistenciais. Na Unidade Local de Saúde do Alto Ave será ampliada a unidade de cirurgia de ambulatório, enquanto na ULS Tâmega e Sousa haverá um aumento da capacidade de internamento com mais 200 camas", refere a CCDR-N.

Já a ULS de São João, no Porto, "será apoiada em cinco projetos estratégicos, incluindo: a requalificação da área de Imagiologia para resposta a situações de urgência; a modernização dos blocos operatórios nas áreas de Estomatologia e Oftalmologia e a aquisição de equipamentos de cirurgia robótica, para coluna e joelho, que representam um salto qualitativo na resposta cirúrgica diferenciada".

Quanto a outras unidades hospitalares da região, também "beneficiarão de investimentos significativos, nomeadamente: a ULS de Braga com a ampliação do bloco operatório; a ULS de Barcelos/Esposende com a criação de novas salas de cirurgia e ampliação de recobros; a ULS de Gaia/Espinho com a capacitação tecnológica para diagnóstico avançado; a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real) com a reabilitação do bloco de partos e urgências; a ULS do Nordeste (Bragança) com a remodelação e beneficiação do serviço de urgência; a ULS de Entre o Douro e Vouga com a requalificação da urgência de Santa Maria da Feira e instalação de nova sala de RX multifunções".

O programa Norte 2030 "apoia também a requalificação e ampliação de centros de saúde e extensões de cuidados primários", como a "requalificação do Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar e das extensões de Jales e Pedras Salgadas; a remodelação das extensões de saúde de Carrazedo de Montenegro e Vilarandelo (Valpaços); a remodelação da USCP de Lousado (Vila Nova de Famalicão) e a construção da Unidade de Cuidados Primários de Peroselo (Penafiel)".

Num evento hoje decorrido em Chaves (distrito de Vila Real), que contou com representantes regionais e do Governo central, como a secretária de Estado Ana Povo e o presidente da CCDR-N António Cunha, teve lugar também a "assinatura de um protocolo para a formalização da Constituição e Dinamização da Rede Temática Regional para a Saúde Pública e Cuidados Assistenciais do Norte de Portugal, entre a CCDR NORTE e as Unidades Locais de Saúde da Região Norte, que será complementado posteriormente com a assinatura do SNS e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS)".