A Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte promove, de 1 de novembro a 20 de janeiro de 2026, os domingos gastronómicos das “Papas à Moda dos Vinte” da vila de Prado.
A iniciativa, que vai na sexta edição, conta com a adesão de cinco restaurantes, devidamente certificados para servir este prato típico que, segundo a Confraria, é cada vez mais procurado pelos apreciadores da «boa gastronomia» minhota.
Ao longo dos próximos 12 domingos, as “Papas à Moda dos Vinte” vão ser confecionadas também por associações locais, nomeadamente o Rancho Folclórico da Vila de Prado e o Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 16 - Prado, que responderam novamente ao desafio lançado pela promotora do evento.
«Nós incentivamos as associações a participar porque é importante que haja mais gente a fazer este prato, só assim poderemos preservar e valorizar este nosso património gastronómico», disse o juiz-presidente da Confraria, Joaquim Serafim.
Esta edição irá realizar-se nos moldes dos anos anteriores, com serviço de refeições prontas para levar para casa (take away) e refeições servidas nos próprios restaurantes, começando já este sábado, dia de Todos os Santos, e estendendo-se até ao dia da tradicional Feira dos Vinte de Prado e da festa litúrgica de São Sebastião, 20 de janeiro.
O Caçador, Bodeguilla, Martinho, Arroz de Feijão Taberna e O Moinho são os restaurante aderentes.
As associações vão servir as papas a partir das suas instalações, na vila de Prado.
O evento terá o seu ponto alto no dia 19 de janeiro, véspera da festa de S. Sebastião, com a “noite das provas” que «reproduz a tradição popular, da ronda pelas tascas e tendas, para a degustação e avaliação das papas de sarrabulho e dos rojões, segundos os critérios de confeção diferenciadores que a Confraria pretende defender e divulgar», disse o juiz-presidente.
As papas “à moda dos Vinte” são, segundo a Confraria, uma variante diferente das «normais papas», distinguindo-se pelas carnes de vaca, de galinha e de porco «caseiras» e outros ingredientes com que são confecionadas.
Fundada em 2019, a Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte é constituída atualmente por cerca de meia centena de confrades. A Câmara Municipal de Vila Verde e a Junta de Freguesia da vila de Prado estão entre os membros desta agremiação que surgiu para garantir a autenticidade do mais emblemático prato associado à Feira dos Vinte, também conhecida como “feira das trocas”, que se realiza, anualmente, a 20 de janeiro.
Anualmente, nos três meses anteriores à este feira franca, realizada no dia de São Sebastião, a Confraria promove o festival gastronómico com o objetivo de divulgar e valorizar as papas “à moda dos Vinte” e também dinamizar a economia local, em particular o setor da restauração.