twitter

Alunos do Politécnico de Viana fazem paragem de autocarro sustentável

Alunos do Politécnico de Viana fazem paragem de autocarro sustentável
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 18 de outubro de 2025, às 17:43

Protótipo vai ser apresentado segunda-feira

O protótipo, desenvolvido por quatro alunas do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), vai ser apresentado na próxima segunda-feira, 20 de outubro, às 10h00, divulgou a instituição

Aquela paragem de autocarro sustentável foi um dos projetos vencedores do concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP. O projeto “Energia com Propósito” combina inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e design funcional, propondo um novo modelo de espaço urbano interativo e energeticamente autónomo.

Segundo o IPVC, o projeto traduz também o potencial da formação prática e inovadora do Politécnico de Viana, uma formação que permite aos estudantes aplicarem conhecimentos em áreas como mecatrónica, tecnologia limpa e design urbano em soluções reais e prontas a serem disponibilizadas à comunidade em geral.

O protótipo apresentado pelas estudantes Edite Alves, Rita Martins, Sofia Peixoto e Inês Pereira inclui painéis solares, um sistema de recolha de água da chuva para rega de plantas, uma bicicleta fixa geradora de energia e carregadores para dispositivos móveis, transformando a paragem de autocarro num espaço não só útil, mas também sustentável e interativo. O projeto prevê ainda música ambiente e informação em tempo real sobre horários e rotas dos transportes públicos.

A sessão de apresentação, marcada para a próxima segunda-feira, irá contar com a presença de elementos da Fundação EDP, que foi a entidade que lançou o desafio às instituições de ensino superior.

Edite Alves fala de uma «oportunidade perfeita» para transformar uma ideia em projeto. «Juntei-me às minhas colegas e conseguimos criar uma proposta que alia sustentabilidade, tecnologia e design urbano», descreve a estudante do 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica da ESTG-IPVC.

O primeiro objetivo está atingido, trabalhar para que o projeto saísse do papel. Vai ser oficialmente apresentado segunda-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.