A estreia absoluta da nova criação “O Direito do Mais Fraco à Liberdade”, do coletivo SillySeason (a completar 13 anos), tem lugar já este sábado 18 de outubro no Centro Cultural Vila Flor (a assinalar 20 anos), reunindo em palco um conceituado elenco formado por Cátia Tomé, Duarte Melo, Ivo Saraiva e Silva, Rafael Carvalho, Ricardo Teixeira e Soraia Chaves, divulgou a cooperativa A Oficina.
Os SillySeason comemoram, assim, com o Centro Cultural Vila Flor o percurso artístico que têm percorrido, estreando em Guimarães o seu novo espetáculo, inspirado na obra do provocador e enigmático realizador e ator Rainer Werner Fassbinder (1945-1982).
Na nota à imprensa, o coletivo confessa que «estrear este projeto (“O Direito do Mais Fraco à Liberdade”) numa sala e numa cidade – Guimarães – que sempre nos acolheu com amor, enche-nos a todos de orgulho e de emoção. Um projeto que nos toca profundamente, não só pelo que representa neste percurso de quase 13 anos, mas pelas questões que aborda e ideais que inspira».
Em “O Direito do Mais Fraco à Liberdade”, situamo-nos em 1974 e R.W. Fassbinder prepara-se para realizar mais um dos seus filmes. Provocador e enigmático como sempre, misturando e confundindo todas as funções dentro desse objeto artístico – atores que são encenadores, que são argumentistas, que são produtores e segundos assistentes de realização, etc..