Durante todo este mês, o Município de Barcelos promove o Mês da Saúde Mental com um conjunto alargado de iniciativas abertas à comunidade, que visam reforçar a importância da saúde mental e combater o estigma associado a esta temática.
Aquela ação resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos, a Rede Municipal de Saúde Mental de Barcelos (RMSM), a Federação Mundial de Saúde Mental e a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Naquele âmbito, ao longo deste mês de outubro, serão realizadas atividades dirigidas à população em geral, que incluem aulas abertas, cinema, rádio, caminhadas, teatro, seminários, exposições e uma gala solidária. Além disso, a fachada do edifício dos Paços do Concelho estará iluminada de verde, divulgou a autarquia.
As ações inciam a 6 de outubro, com a aula “Barcelos Saudável”, gratuita e aberta à comunidade, com limite de 30 participantes, e decorre entre as 16h00 e as 17h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos. No dia seguinte acontece a sessão de Cinema “Verdades Difíceis”, seguindo-se, no dia 9 a peça de teatro “Vidas à Margem da Mente”, pelo Grupo ISJD Areias de Vilar, no espaço cénico do Theatro Gil Vicente, às 21h30, com entrada gratuita.
A 10 de outubro será inaugurada a exposição “Retrato e caricatura: Traços da Alma”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, tendo lugar, a 11, a caminhada “Juntos pela Saúde Mental”, entre as 10h00 e as 11h30, com início e fim no Parque de Lazer do Brigadeiro, num percurso pela Zona Ribeirinha e ecovia.