Depois de conseguir a certificação como reserva DarkSky, bem como a certificação como “Destino Turístico Starlight”, tornando o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) a primeira área protegida em Portugal a receber esta certificação, o parque pretende agora tornar este produto turístico numa referência ibérica, com o projeto Dark Sky Vale do Tua, aprovado no âmbito da Linha +Interior Turismo, anunciaram os responsáveis.
A assinatura do contrato aconteceu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços,
Pedro Machado. O projeto Dark Sky Vale do Tua vai investir mais de meio milhão de euros para tornar este território numa referência no segmento do astroturismo, a nível ibérico.
Uma das principais medidas do novo projeto agora aprovado consistena criação e dinamização de um observatório astronómico móvel, de referência internacional, com telescópios e equipamentos de observação, de material audiovisual e de outro equipamento associado às atividades a desenvolver, em articulação com outras atividades temáticas no âmbito da gastronomia e vinhos, pedestrianismo, birdwatching, património, entre outras.
O PNRVT vai também definir e sinalizar uma rede de pontos adequados à observação astronómica, procurando destacar elementos de elevada valia cultural e ambiental, na sua relação com a observação do céu noturno nos cinco municípios que integram esta área protegida: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.
Para aumentar o nível de conhecimento dos visitantes e facilitar, o projeto prevê também a conceção e desenvolvimento de materiais expositivos e interpretativos, nomeadamente o desenvolvimento de vídeos com recurso a astrofotografia, para divulgação a diferentes públicos.
Ainda no âmbito do projeto estão consideradas ações de dinamização, nomeadamente sessões com base na utilização do novo observatório astronómico móvel.
O PNRVT já está a trabalhar no processo de revalidação da certificação Starlight Tourism Destination.