A Universidade Sénior de Barcelos, a Bercelos Sénior, assinalou a abertura das suas novas instalações e o arranque do ano letivo, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes.
O espaço inaugurado representa um novo capítulo na consolidação do projeto, instalado na freguesia de Vila Frescainha (São Martinho), aumentando a capacidade da Barcelos Sénior. Trata-se de uma extensão das antigas instalações, que passaram agora a destinar-se apenas à parte administrativa e à criação de áreas para o convívio e lazer de ex-alunos, designadamente num novo espaço verde e na biblioteca.
Atualmente, frequentam a Barcelos Sénior cerca de 230 alunos, 70% com formação superior, com idades compreendidas entre os 50 e os 85 anos. A partilha de saberes é assegurada por 28 professores, através de um total de 50 disciplinas nas áreas da História da Religião e das Religiões, Tradições e Cidadania, História, Património, Filosofia do Pensamento e das Ideias, Portugal Lés a Lés, Latim, Leituras Encenadas e Declamação, Informática e Teatro, Ginástica, Hidroginástica, Dança, Informática, Pintura, Fotografia e Multimédia, Olaria, Teatro, Canto, Formação Musical, Cavaquinhos, Guitarra, Piano, Pilates e Yoga.
Durante a visita às novas instalações, Mário Constantino Lopes destacou que «este espaço simboliza um compromisso em criar oportunidades, combater o isolamento e valorizar a experiência e sabedoria da população sénior», ocupando os tempos livres dos idosos barcelenses, proporcionando-lhes a possibilidade da aprendizagem constante, felicitou o autarca.