twitter

Póvoa de Lanhoso exaltou cidadãos e instituição notáveis no dia do foral

Póvoa de Lanhoso exaltou cidadãos e instituição notáveis no dia do foral
Fotografia DM

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 29 de setembro de 2025, às 17:48

Distinções no Dia do Concelho

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso distinguiu dois cidadãos e uma instituição «notáveis» na sessão solene comemorativa do Dia do Concelho, evocativo dos 733 anos da atribuição da Carta de Foral por D. Dinis. As medalhas de mérito municipal foram entregues a Víctor Peixoto, Manuel Joaquim Carvalho e ao Sport Clube Maria da Fonte.

Depois de já este ano ter recebido a Ordem de Mérito Comercial, grau de Oficial, das mãos do Presidente da República, o fundador e proprietário do restaurante “O Víctor”, em S. João de Rei, foi ontem distinguido com a Medalha de Honra do Município da Póvoa de Lanhoso por ser «um símbolo da nossa hospitalidade, autencidade minhota e saber receber».

Victor Manuel Almeida Peixoto fez da mercearia com tasquinha herdada do pai uma referência nacional e internacional, sendo o predileto do escritor Jorge Amado. O nome «que se confunde com a tradição gastronómica» do concelho» é «um exemplo de trabalho, espírito familiar e compromisso com a excelência», resumiu o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Queirós Pereira.

Igualmente pelos «feitos que honram» o concelho, foram distinguidos com o mesmo galardão muncipal Manuel Joaquim Carvalho, o incansável obreiro da Confraria de Porto D’Ave, e o Sport Clube Maria da Fonte, instituição centenária que orgulha e é verdadeira escola de vida para muitas gerações. Todos «são exemplos que nos inspiram e que representam o melhor da nossa identidade coletiva: esforço, resiliência, criatividade e solidariedade», suportou Manuel Queirós Pereira.

O presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Catro, vincou, no seu discurso, a importância de transmitir o orgulho povoense às novas gerações. «Preservando e honrando o passado estamos a construir futuro. Honrar o passado é lembrar todas as pessoas e instituições que desde 2010 foram homenageadas no Dia do Concelho, porque todos construiram o território e foram um exemplo», lembrou e exaltou Frederico Castro. Pretendendo ajudar a consolidar «o orgulho e bairrismo do concelho», o autarca lembrou a implementação do “kit identitatário” nas escolas do 1º ciclo e pré-escolar, ensinando também às crianças o hino da Maria da Fonte e a perceberem a simbologia da heráldica da bandeira municipal.