A Junta de Freguesia de Covelas apresentou Unidade Local de Proteção Civil que implementou com a colaboração da Câmara da Póvoa de Lanhoso através do Serviço Municipal de Proteção Civil.
O momento, que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Covelas, permitiu também dar a conhecer a equipa, formada por cinco pessoas daquela comunidade, todas voluntárias, sob Coordenação de Rafaela Fernandes.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, considerou aquele um «ato inspirador» para que outras unidades possam surgir pelo concelho. Esta Unidade surge depois dos incêndios ocorridos em setembro de 2024 e que fustigaram diversas freguesias do concelho, chegando às portas de Covelas. Por isso, para o autarca, «esta foi a resposta da comunidade, precisamente um ano depois».
Para a autarquia importa agora equipar esta Unidade com meios e recursos operacionais para fazer face às situações de risco e às ocorrências onde seja possível e exequível a intervenção desta Unidade na Freguesias de Covelas. Está também previsto um conunto de ações de formação para capacitação dos elementos envolvendo para diversas entidades públicas e privadas.
Covelas inaugurou unidade local de Proteção Civil
Fotografia
DR
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 22 de setembro de 2025, às 18:32