Pelo segundo ano consecutivo, Vila Nova de Famalicão volta a ser distinguido como o município com mais Eco-Escolas do país, com 80 instituições educativas galardoadas.
A distinção chega através da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que se dedica à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais, e abrange, não apenas as escolas públicas do concelho, como também várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas profissionais, estabelecimentos de ensino privado e uma instituição de ensino superior.
A par do reconhecimento, todos os agrupamentos de escolas de Famalicão conquistaram ainda o galardão Eco-Agrupamento, que valoriza todo o trabalho desenvolvido no território a nível ambiental, sustentabilidade e cidadania ativa.
A sessão de entrega do galardão às escolas está agendada para o dia 23 de outubro, no evento nacional “Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas”, que terá lugar no Pavilhão Multiusos de Paredes.
Recorde-se que o Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que visa criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Desenvolvido em Portugal desde 1996, o programa é atualmente implementado em mais de 2186 escolas em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino.