twitter

“Manta” regressa aos jardins do Centro Cultural Vila Flor

“Manta” regressa  aos jardins do Centro Cultural Vila Flor
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de setembro de 2025, às 16:40

Às 22h30 de sexta-feira, 12 de setembro, Sérgio Godinho sobre ao palco

No mês em que o Centro Cultural Vila Flor assinala 20 anos, a edição de 2025 do Manta estende-se nos seus jardins a 12 e 13 de setembro na companhia de nomes maiores do panorama nacional e internacional como Sérgio Godinho e Rodrigo Amarante, juntamente com projetos em ascensão como Hot Air Balloon e Bia Maria, que prometem continuar a escrever uma incrível história sem fim à vista. E o investimento no futuro ganhou uma nova tradição recente no Manta: um concerto e oficinas para a infância e famílias, a decorrer durante o sábado com os WeTumTum.

Este encontro de público e artistas nos jardins abre assim as portas a uma nova temporada cultural, de forma gratuita e dirigida a todas as idades.

A abrir esta edição, às 21h30 de sexta-feira 12 de setembro, temos encontro marcado com os Hot Air Balloon em formato duo. Na mesma noite, às 22h30, surge-nos nos jardins um nome que é unânime na música portuguesa, e transversal a muitas gerações de apreciadores: Sérgio Godinho. Cantor, compositor, escritor e ator, Godinho é, para citar uma das suas canções clássicas, o verdadeiro “homem dos sete instrumentos”, contando com uma carreira artística de invejável longevidade.

Numa altura em que o CCVF comemora 20 anos de existência, Sérgio Godinho inscreve o seu nome na história do Manta com o concerto “Liberdade25”, um espetáculo que é a celebração de uma carreira que se confunde com história do quotidiano português e que tem numa canção composta em 1974 um dos seus hinos obrigatórios.

O segundo dia do Manta reserva-nos um sábado em família nos jardins do CCVF, propondo um concerto para bebés (10h00) e duas oficinas de experimentação musical para todas as idades (Workshop de Percussão Corporal, às 11h30, e Workshop A Cerâmica Dá-te Música, às 15h00), num programa do serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.

A noite de sábado dar-nos-á a conhecer, às 21h30, o álbum de estreia de Bia Maria, seguindo-se, às 22h30, o último concerto desta edição, com Rodrigo Amarante, compositor e multinstrumentista que tem deixado a sua marca com nomes icónicos.