A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, disse que a portaria de apoio às áreas protegidas afetadas pelos incêndios vai ser publicada ainda hoje, prevendo, no imediato, obras urgentes, e medidas estruturais, como a renaturalização das zonas ardidas.
«Estamos aqui numa missão de verificar o que se passou com as áreas protegidas, neste caso com o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG). Sai hoje uma portaria, finalizamo-la esta manhã, e será publicada ainda hoje, exatamente de apoio às áreas protegidas», revelou Maria da Graça Carvalho, no Gerês, Terras de Bouro, após visitar zonas atingidas pelo incêndio que lavrou no concelho da Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, e que se alastrou ao concelho vizinho de Terras de Bouro, distrito de Braga.
Segundo a governante, o «foco principal da portaria é a renaturalização, a recuperação de todos os ecossistemas, seja do ponto de vista da biodiversidade, da fauna e da flora, mas também das linhas de água».
«Esse tem sido o nosso principal foco. Dividido em duas partes: obras de emergência, de urgência, e que vimos várias, hoje, pelo ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] e pela APA [Agência Portuguesa do Ambiente]. Do ICNF, na retenção dos solos, para evitar a erosão dos solos, da APA, para evitar a contaminação das linhas de água por cinzas. E depois como é que vamos fazer o restauro da natureza ardida», explicou a ministra.
Segundo Maria da Graça Carvalho, a parte das compensações, por perda de rendimento, na agricultura e no setor empresarial, está a ser tratada pelos ministros da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
A visita da Ministra foi acompanhada por responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente, do ICNF e do presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo