Este domingo, dia 10 de agosto, às 21h30, o Parque da Cidade de Barcelos será palco de um dos momentos mais marcantes da 42.ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos: a Gala do Artesanato. Trata-se de uma celebração que «pretende dignificar, reconhecer, agradecer e homenagear todos os artesãos barcelenses que, com as suas mãos e criatividade, moldaram a identidade cultural do concelho», suporta a autarquia.
Aquela gala pretende dar voz e visibilidade a quem, ao longo de décadas, transformou o quotidiano, preservou saberes ancestrais e projetou o nome de Barcelos em Portugal e no mundo, através do artesanato tradicional e contemporâneo.
Durante a cerimónia, serão entregues vários prémios de excelência que destacam o talento, a inovação e a dedicação dos artesãos. O prémio “Melhor Stand” valoriza a criatividade, a apresentação e a identidade dos espaços expositivos, com prémios para os três primeiros lugares.
O Prémio Inovação, este ano, celebra os 700 anos da Ponte Medieval de Barcelos, sendo distinguidos os três primeiros classificados. Seguem-se, entre outros, o Prémio Revelação, que distingue os artesãos que mais se destacaram no quadro criativo local e nacional, neste último ano, nas categorias Artesanato Tradicional e Artesanato Contemporâneo.