A Convenção contou com cerca de 300 participantes e 50 entidades públicas e privadas, num encontro que reuniu especialistas, operadores e decisores políticos para debater o futuro da mobilidade em Portugal.
Entre os presentes estiveram a Eng.ª Teresa Santos, em representação do Secretário de Estado da Mobilidade, a Dra. Sónia Fernandes, deputada da Assembleia da República, e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Dr. Jean Barroca, que deu início à sessão de abertura, após uma visita técnica aos stands da Foco Criativo, acompanhado pela CEO, Deolinda Teixeira, e pelo Diretor-Geral, João Paulo Teixeira.
O evento contou ainda com a participação da D.ra Cristina Pimentel (STCP), o Professor Álvaro Costa (TRENMO), o Dr. Marco Martins (TMP), o Dr. Sérgio Soares (Transdev Portugal & Espanha), Nuno Martins (AUTODOC), o Dr. Alexandre Almeida (Technopolis Portugal) e o Eng. Paulo Humanes (LOGIT).
A Convenção teve como principais objetivos a apresentação de serviços da Foco Criativo e debater soluções nas áreas da inovação e da mobilidade em Portugal. O grande destaque foi a apresentação oficial da Movize, plataforma de mobilidade urbana desenvolvida pela Foco Criativo.
Disponível para Android e iOS, apenas em Portugal, a aplicação permite planear viagens de forma simples e integrada, reunindo num só lugar os principais modos de transporte público urbano, interurbano e nacional.
No Minho, a Movize já integra os serviços da TUB, GuimaBus, Ave Mobilidade, Cávado Mobilidade, bem como operadores nacionais com ligação à região, como a CP, GetBus e Rede Expressos.
A app oferece planeamento multimodal de porta-a-porta, horários atualizados, localização em tempo real de veículos, previsão de chegada e alertas de percurso.
Tudo isto num único lugar, adaptado às realidades de cada região; com autocarros, comboios, metro, barco, elétrico e funicular, a Movize posiciona-se com uma solução agregadora para o utilizador e atenta às necessidades do operador, “sempre à frente do tempo”.
Com cobertura alargada no Minho e em constante expansão no restante território, a Movize posiciona-se como uma plataforma pensada de raiz para servir quem vive, trabalha ou viaja em Portugal, seja nos grandes centros urbanos ou em regiões com menor densidade populacional.