twitter

Barcelos estuda saúde física e mental de idosos do concelho

Barcelos estuda saúde física e mental de idosos do concelho
Fotografia DR

Publicado em 14 de julho de 2025, às 19:26

Projeto inovador desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho

O Município de Barcelos anunciou hoje que está a desenvolver um «estudo inovador» em parceria com a Universidade do Minho (UMinho) sobre o estado da saúde física e mental das pessoas mais velhas a viveram sós no concelho.

Na nota à imprensa, a autarquia explica que o objetivo é avaliar o perfil de funcionalidade, fragilidade, cognição, solidão, sono, depressão, medo de cair e iletaracia destes cidadãos, cuja participação no estudo será feita de forma voluntária , confidencial e com consentimento informado.

«Esta iniciativa surge da crescente preocupação com o envelhecimento da população e com a vulnerabilidade acrescida daqueles que, por razões de saúde ou condições sociais, vivem isolados em contexto comunitário», explica.

A recolha de dados será conduzida por investigadores da Escola Superior de Enfermagem da UMinho e por bolseiros selecionados através de concurso público.

Os dados das Nações Unidas indicam que mais de um em cada quatro idosos na Europa vive sozinho, uma realidade que representa um risco para desenvolvimento de problemas de saúde física e, sobretudo mental, como a solidão, o medo de cair, a depressão ou perturbações do sono.