twitter

“Cinema na Vinha” harmoniza filmes com diferentes perfis de Vinhos Verdes

“Cinema na Vinha” harmoniza filmes com diferentes perfis de Vinhos Verdes
Fotografia DR

Redação

Publicado em 11 de julho de 2025, às 11:06

Iniciativa da Comissão de Viticultura convida a descobrir propostas de enoturismo na região.

Até 16 de agosto, o Ciclo de “Cinema na Vinha” propõe uma “Viagem pelos Sentidos” nas sessões distribuídas entre os jardins da Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro, no Porto, e as vinhas de várias quintas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o Ciclo de “Cinema na Vinha” apresenta uma programação de cinema diversificada e integra provas de diferentes perfis de Vinhos Verdes e sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da região, entre outras atividades de enoturismo preparadas em cada local.

«Os verões na Região dos Vinhos Verdes são sempre um convite à experiência e, graças à crescente oferta de enoturismo da região, não faltam propostas para descobrir e saborear durante estes meses. Contudo, o Ciclo de “Cinema na Vinha” tem conquistado cada vez mais espectadores que, um pouco por toda a região, gostam de usufruir desta sala de cinema a céu aberto que lhes apresenta uma programação alargada e a oportunidade de harmonizar o cinema com diferentes perfis de vinhos da Região dos Vinhos Verdes», destaca a presidente da CVRVV, Dora Simões.

Para os curadores da iniciativa, Paulo Cunha e Tiago Fernandes, «este é um convite para replicar uma autêntica prova organoléptica, apreciando a cor, textura, aroma e sabor de obras cinematográficas provenientes de várias latitudes, mas que, tal como acontece com os Vinhos Verdes, captam de forma única o que de melhor se faz nesses locais». «Neste sentido, ao longo deste ciclo pretendemos explorar e saborear a diversidade cultural e cinematográfica do mundo, viajando por paisagens autóctones e modos de viver singulares», referem.

Tendo começado a 20 de junho, o programa inclui sessões, na Casa dos Vinhos Verdes, hoje, 11 de julho – “Central do Brasil”; amanhã, 12 de julho – “Flow”; 25 de julho – “O corno do centeio; 26 de julho – “Estamos no ar”; 8 de agosto – “Gloria!” e 9 de agosto – “Os Chapéus de Chuva de Cherburgo”.

Nos produtores da região, a programação contempla a exibição de “Siga a Banda” a 18 de julho na Adega de Ponte de Lima, a 19 de julho na Aveleda (Penafiel) e a 16 de agosto na Quinta da Lixa (Amarante). Na Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto) é exibido, a 2 de agosto, “O Barco do Amor” e nas Quintas de Melgaço, a 15 de agosto, “O Monge e a Espingarda”. A iniciativa já passou pela Quinta da Raza (Celorico de Basto), Quinta das Arcas (Valongo) e Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto).

As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.