Barcelos está a promover a 42.ª edição da Feira do Livro, até 13 de julho, na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais, unindo a literatura à música, à arte, à ciência e à animação.
«A Feira do Livro de Barcelos é um grande momento cultural da cidade e da região, uma feira muito singular, pelo que convido todos a visitar e a participar na programação que preparamos para este ano». afirmou o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, no âmbito da inauguração do certame, que decorreu ontem, com a presença dos membros do executivo municipal.
Segundo a autarquia de Barcelos, esta edição promete ser «um ponto de encontro entre leitores, escritores, famílias e visitantes, com uma programação diversificada e de grande qualidade, reforçando o papel da literatura como motor de cultura e cidadania».
No programa, amanhã, destaque para a entrevista com a escritora Margarida Rebelo Pinto, às 18h30, e para a conversa-concerto com Ana Bacalhau, às 21h30.
Segunda-feira, às 18h30, decorre e entrega de prémios do concurso de poesia “Falar de Água com Amor” e, às 21h30, a tertúlia com Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, que foi adaptado ao cinema.
No 12 de julho, às 22h00, há o concerto de Tiago Bettencourt. No 13 de julho, às 17h00, realiza-se a entrevista com Miguel Esteves Cardoso e, às 21h30, o espetáculo de encerramento com a peça RUMO - Expresso das Letras 2025, pela Associação D’Improviso.
A pensar nos mais novos, o Largo Dr. José Novais acolhe diariamente, às 21h30, momentos dedicados à infância, com contadores de histórias, teatro infantil, oficinas criativas, pinturas faciais, jogos tradicionais e espetáculos.