twitter

Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao calor

Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao calor
Fotografia Avelino Lima

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 28 de junho de 2025, às 09:44

O aviso está em vigor até até às 23h00 de segunda-feira.

13 distritos de Portugal continental vão estar até segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de tempo quente, anunciou esta madrugada o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Braga e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo entre as 9h00 deste sábado e as 23h00 de segunda-feira.

Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre foram colocados sob aviso laranja, devido "à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima", entre a meia noite deste sábado e as 23h00 de segunda-feira, de acordo com um comunicado do IPMA. Devido à previsão de tempo quente, o IPMA colocou também sob aviso laranja Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Coimbra entre a meia noite de domingo e as 23h00 de segunda-feira. Estes oito distritos estão sob aviso amarelo até à meia noite de domingo.

Braga, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Porto vão estar também sob aviso amarelo entre as 9:00 deste sábado e as 23h00 de segunda-feira.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse na sexta-feira que vai reforçar o nível de prontidão de combate a incêndios rurais este fim de semana devido à previsão de calor extremo em Portugal continental. A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou que as situações de calor extremo têm riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.

Num conjunto de recomendações divulgadas na página da internet, a DGS lembra os avisos do IPMA, que prevê uma subida de temperaturas, com as máximas a poderem ultrapassar os 40 graus nalgumas regiões do país, e pede cautela aos cidadãos.