Barcelos vai voltar a transformar-se numa cidade onde os livros ganham vida e as palavras ocupam o centro do quotidiano. A edição 2025 da Feira do Livro vai decorrer de 4 a 13 de julho, prometendo uma energia renovada, reunindo autores consagrados, novos talentos, livreiros, leitores de todas as idades e um vasto programa cultural que promete fazer desta edição «uma das mais marcantes de sempre», divulgou a autarquia.
Instalada no coração da cidade, a Feira do Livro de Barcelos promete ser mais do que um simples encontro com a literatura — «é um convite à descoberta, ao diálogo e à imaginação», consideram os promotores. Durante vários dias, os visitantes poderão mergulhar em lançamentos, tertúlias, sessões de autógrafos, oficinas criativas e momentos musicais que fazem do livro o verdadeiro protagonista, mas sem esquecer o pulsar da cidade e a sua identidade.
A aposta clara do Município de Barcelos na promoção da leitura e na valorização dos autores nacionais e locais volta a afirmar-se com ambição. «A Feira do Livro de Barcelos é já um ponto de encontro incontornável para quem acredita que, mesmo num mundo dominado pela velocidade, vale sempre a pena parar para abrir um livro», consideram os responsáveis municipais, em comunicado.
Assim, a 42.ª Feira do Livro de Barcelos vai celebrar a literatura com grandes nomes, música, debates e programação infantil
O certame livreiro, promovido pelo Município de Barcelos, vai decorrer de 4 e 13 de julho e constitui-se como um dos eventos culturais mais marcantes da cidade, unindo a literatura à música, à arte, à ciência e à animação, num verdadeiro festival de saber e convívio.
Ao longo dos dez dias do evento, três emblemáticos espaços da cidade – Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais – transformam-se em palcos de cultura viva, com dezenas de apresentações de livros, tertúlias, entrevistas com autores consagrados, concertos, e uma rica programação infantil.
A Feira do Livro vai funcionar das 17h00 às 23h30 (segunda a quinta-feira) e das 17h00 às 00h00 (sexta a domingo), com acesso gratuito a todas as atividades.