twitter

Viana do Castelo aprova requalificação de 1,2 milhões de euros de dois bairros municipais

Viana do Castelo aprova requalificação de 1,2 milhões de euros de dois bairros municipais
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 07 de junho de 2025, às 10:16

Em causa está a requalificação das urbanizações municipais em Sendim de Baixo e do Lugar do Souto.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, a adjudicação e minuta de contrato no valor global de 1,223 milhões de euros para requalificar dois bairros municipais ao abrigo da Estratégia Local de Habitação (ELH). Em causa está a requalificação das urbanizações municipais em Sendim de Baixo, na freguesia de Castelo do Neiva, e do Lugar do Souto, em Barroselas.

A empreitada em Sendim de Baixo abrange 12 habitações e será adjudicada por mais de 552.582 euros. A intervenção na urbanização municipal no Lugar do Souto também abrange 12 frações e será adjudicada por 671.078 euros. As intervenções propostas incluem, entre outras obras, “a demolição de todas as construções e marquises existentes construídas pelos inquilinos sem autorização do município”.

A ELH conta com quase 51 milhões de euros, visando mais habitação, melhores condições habitacionais, reabilitação das urbanizações municipais e o apoio aos beneficiários diretos. No total, a ELH prevê 50.701.945 euros, para beneficiar 641 agregados, dos quais 44.216.945 euros de responsabilidade municipal, que irão apoiar 457 agregados.

O executivo municipal aprovou ainda um protocolo de cooperação a estabelecer entre a autarquia e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para garantir apoio técnico especializado municipal na fiscalização na de renovação do centro académico daquela instituição de ensino superior.

A “obra integra-se no Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e tem como objetivo a requalificação profunda da residência académica, incluindo a transformação de quartos múltiplos em quartos simples e duplos, a renovação de cozinhas, áreas técnicas, espaços associativos e culturais, assim como a implementação de sistemas de climatização mais eficientes, com financiamento adicional do Fundo Ambiental”. “Tendo em conta a natureza complexa e o elevado valor da empreitada, adjudicada por 1.977.523,96 euros, acrescido de IVA, o IPVC solicitou ao município apoio técnico especializado na fiscalização da obra, beneficiando da comprovada experiência do Departamento de Obras Municipais nesta matéria”, lê-se na proposta de protocolo hoje aprovado.

O “município compromete-se a prestar apoio técnico de fiscalização da empreitada, sem quaisquer encargos para o IPVC, por sua vez, o IPVC assegurará todas as condições necessárias à realização desse trabalho, garantindo acesso à documentação técnica, estaleiro e informação relevante, e a coordenação do protocolo ficará a cargo do Departamento de Obras do Município, com a duração prevista até à conclusão da empreitada, a 15 de setembro de 2025”. “Com esta parceria institucional, reforça-se a cooperação entre duas entidades públicas de referência do concelho, promovendo a boa gestão de recursos públicos, a melhoria das condições de alojamento estudantil e a valorização da infraestrutura de apoio ao ensino superior em Viana do Castelo”, lê-se no documento.