twitter

rojeto do novo hospital de Barcelos lançado hoje a concurso público

rojeto do novo hospital de Barcelos lançado hoje a concurso público
Fotografia DR

Redação

Publicado em 03 de junho de 2025, às 17:46

Presidente da Câmara assinala momento histórico

Foi hoje oficialmente lançado o concurso público para a elaboração do projeto do novo Centro Hospitalar de Barcelos, um passo considerado histórico pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, que assinalou o momento numa conferência de imprensa conjunta com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Barcelos/Esposende. No encontro com os jornalistas, estiveram também presentes o Presidente da ULS Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves, e o presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio.

O anúncio da abertura do procedimento para a elaboração do projeto do novo Centro Hospitalar de Barcelos foi publicado esta manhã em Diário da República e representa, nas palavras de Mário Constantino Lopes, «o fim de um ciclo de adiamentos e desilusão que durava há mais de duas décadas». Recorde-se que desde 2003 se sucedem promessas e intenções para a construção de um novo hospital, mas sem que disso tenham resultado avanços concretos.

«Passaram-se os anos, passaram-se as câmaras, passaram-se os governos, e Barcelos continuava à espera», afirmou Mário Constantino, sublinhando que «trabalhamos com persistência, com diplomacia política e com ações concretas e resolvemos o que estava ao nosso alcance resolver. Comprámos os terrenos — mais de 155 mil metros quadrados — por quatro milhões de euros, a serem pagos inteiramente com fundos municipais», destacou.

A insistência junto do Governo permitiu a inscrição do novo hospital no Plano Plurianual de Investimentos da Saúde, com uma verba global de 163,3 milhões de euros, agora reforçada com o lançamento do concurso para a elaboração do projeto. Esta nova fase, para além de indispensável à concretização da obra, é essencial para manter a dotação inscrita no Orçamento de Estado.