twitter

Jovens garantem futuro da subida da Vezeira no Gerês

Jovens garantem futuro da subida da Vezeira no Gerês
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 11 de maio de 2025, às 17:33

Tradição secular voltou a cumprir-se esta manhã.

A tradição da subida da Vezeira na vila do Gerês, já tem séculos e, olhando à adesão das novas gerações, está para durar. Ontem, centenas de pessoas   - não só portugueses mas também estrangeiros - sairam à rua principal para verem cerca de uma centena de cabeças de gado das freguesias de Rio Caldo e Vilar da Veiga subirem aos montes do Gerês, onde ficam em permanência ao longo do verão, sempre de vigiados por pastores que se vão revezando entre si.
A abrir o cortejo, atuaram pelas ruas a Charanga de Vilar da Veiga e o Rancho de Paradela-Valdosende, como que chamando o povo para assistir ao desfile. E nem o frio e a chuva que se fizeram sentir “assustaram”.
À margem da iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia explicou que «as pessoas aderem muito bem», tendo até já sido criado, no edifício da Junta, um pequeno museu que dá conta desta tradição. António Príncipe considera mesmo que se tem registado um crescimento ao longo dos anos, muito embora a maioria dos jovens não faça disto a sua atividade principal. 
«As novas gerações têm continuado com estas iniciativas por gosto, para manterem os usos e costumes, não é pelo que ganham nisto. São pessoas que têm as suas atividades normais e têm isto como um extra por gosto», esclareceu.