João Vilaça foi empossado como novo vice-presidente do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) pela presidente da instituição, Maria José Fernandes. Nos últimos anos, João Vilaça desempenhou o cargo de pró-presidente do IPCA para as áreas da Investigação e Inovação, divulgou a instituição.
Na cerimónia de tomada de posse, Maria José Fernandes destacou o contributo fundamental de João Vilaça como o mentor da estratégia que impulsionou significativamente o crescimento da investigação no IPCA, evidenciado pela acreditação dos centros de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com nota muito positiva, pelo aumento significativo de financiamento captado para projetos de investigação e pela consolidação de uma cultura de investigação na instituição. Este trabalho será ainda reforçado com a abertura do Barcelos Collaborative Innovation Center (B-Cric), prevista para este ano.
Por sua vez, o novo vice-presidente do Politécnico do Cávado e do Ave salientou a importância da criação de um modelo de suporte à investigação que tem vindo a fortalecer a eficiência do trabalho dos docentes e investigadores, possibilitando a captação de financiamento de fontes cada vez mais diversas e competitivas.
Com esta nomeação, João Vilaça junta-se a Agostinho Silva e Paula Tavares na Vice-Presidência do IPCA, reforçando a equipa de gestão da instituição.
João Vilaça é licenciado em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores pela Universidade do Minho e doutorado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, pela Universidade do Minho, desde 2008.