A abertura oficial do programa “Da Quaresma à Páscoa”, em Guimarães, aconteceu sexta-feira, com a abertura da mostra expositiva d’A Paixão em Guimarães.
Naquele âmbito, o vereador com a pasta do Turismo e da Cultura, Paulo Lopes Silva, deu as boas-vindas aos primeiros visitantes na Igreja da Consolação e dos Santos Passos, uma das paragens obrigatórias daquele percurso evocativo, com uma valiosa mostra de arte sacra em locais públicos.
A mostra da Paixão de Guimarães promete revelar alguns dos maiores segredos da arte sacra na cidade berço com a (re)abertura de 18 locais públicos numa época evocativa da religião cristã em todo o país. Esta mostra coloca à descoberta cinco Passos da Paixão, esculturas iconográficas de episódios descritos na Bíblia de Jesus Cristo situados um pouco por todo o centro histórico e outros 37 artefactos religiosos “escondidos” em igrejas, museus e monumentos de Guimarães.
Este programa será guiado por um desafiante passaporte disponível em vários espaços aderentes a este percurso, contendo informações não só dos 42 artefactos religiosos disponíveis nestes dias da quadra pascal, bem como a apresentação de todo o programa “Da Quaresma à Páscoa”. Por motivos das celebrações religiosas, o público poderá ser convidado a visitar determinados espaços mais tarde.
A Paixão de Guimarães é o primeiro de quatro momentos do extenso programa “Da Quaresma à Páscoa” de 2025, com vários momentos de celebrações religiosas, acompanhados por uma nova temporada dos Fins de Semana Gastronómicos e pelo Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.