Barcelos vai acolher, sábado, dia 29 de março, a gala dos prémios de Teatro Amador Europeu. A primeira edição destaca três categorias para Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais, divulgou o anfitrião, o Teatro de Balugas.
Aquela primeira gala dedicada às artes cénicas amadoras promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre sábado, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia.
A peça é baseada no texto de Ivan Franko, dirigida por Gio Pachkoriya e coreografada por Marta Hanna. A peça conta a história de Anna, uma rapariga que não conhecia a autodeterminação. Via-se perante um destino certo: um marido que não a amava, trabalho doméstico constante e uma dor de partir o coração. Até o seu amado, Mikhail, que se cria estar morto, regressar.
As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que «esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa».