twitter

Paulo de Morais é a escolha do PSD para a Câmara de Viana do Castelo

Paulo de Morais é a escolha do PSD para a Câmara de Viana do Castelo
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 08 de março de 2025, às 11:32

Paulo de Morais foi aprovado, por unanimidade, em assembleia de militantes do PSD.

O nome do antigo vice-presidente da Câmara do Porto, Paulo de Morais foi aprovado pela Comissão Política de Secção de Viana Castelo do PSD, para encabeçar a lista do partido à Câmara de Viana do Castelo nas eleições autárquicas deste ano. O nome foi posteriormente apresentado e aceite pela assembleia de militantes.

Fonte partidária adiantou que o nome de Paulo de Morais “foi aprovado, no passado dia 28 de fevereiro, em reunião da comissão política de secção do PSD de Viana do Castelo, por unanimidade e aclamação”. O “processo seguirá os trâmites internos habituais e, em breve, será agendada a apresentação pública” do candidato.

Paulo de Morais, de 61 anos, natural de Viana do Castelo foi, entre 2002 e 2005, vice-presidente na Câmara do Porto, eleito pelo PSD, tendo sido responsável pelos pelouros do urbanismo, ação social e habitação. Em 2016, foi candidato independente às eleições presidenciais e, em 2019, também como independente, concorreu a um lugar no Parlamento Europeu, apoiado pelo partido Nós, Cidadãos! e Partido da Terra – MPT.

Paulo de Morais é docente na Universidade Portucalense, presidente da Frente Cívica, Associação de Intervenção Cívica, que fundou em 2016, e comentador televisivo. Entre outros cargos, foi perito do Conselho da Europa em missões internacionais sobre boa governação pública, luta anticorrupção e branqueamento de capitais. Integrou o grupo de trabalho para a revisão do Índice de Perceções da Corrupção, levada a cabo pela Transparency International.

O atual executivo municipal, presidido pelo socialista Luís Nobre. Além dos cinco eleitos pelo PS, a autarquia integra ainda Paulo Vale e Ilda Araújo Novo, dois dos três vereadores eleitos pela coligação PSD/CDS-PP. O ex-social-democrata Eduardo Teixeira desfiliou-se do partido e concorreu pelo Chega nas últimas eleições legislativas, integrando o grupo parlamentar daquele partido na Assembleia da República. A CDU é representada pela vereadora Cláudia Marinho.

As eleições autárquicas deste ano deverão decorrer em setembro ou outubro.