O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove este sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um Encontro Internacional de Ganadeiras, com mulheres do setor agro-silvo-pastoril de Portugal e Espanha. O evento realiza-se na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), no âmbito no projeto Bem Comum e do grupo de trabalho “Mulheres na AgroSilvoPastorícia”, e tem como objetivo «valorizar a contribuição das mulheres na gestão dos baldios e no desenvolvimento sustentável das zonas rurais», disse o Politécnico.
A iniciativa conta com a parceria da rede espanhola Ganaderas en Red, que há uma década trabalha para dar visibilidade ao trabalho das mulheres pastoras. Segundo a organização, além do Encontro Internacional de Ganadeiras realiza-se o 1.º Encontro de Mulheres Ganadeiras Portuguesas. O objetivo é partilhar experiências, trocar conhecimentos e a criar uma rede nacional de mulheres ganadeiras em Portugal, inspirada no trabalho das suas congéneres espanholas, de forma a fortalecer redes e promover boas práticas na gestão dos territórios.
Joana Nogueira, coordenadora do projeto, destaca a importância deste encontro para criar um espaço de encontro, de reflexão e «fortalecimento» das mulheres do setor. «Muitas delas trabalham de forma isolada, enfrentando desafios diários na gestão dos seus rebanhos e terras, na conciliação da vida profissional e familiar e na luta por maior reconhecimento e apoio às suas atividades», salienta.
O Projeto Bem Comum, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser implementado no noroeste de Portugal, abrangendo as regiões do Alto Minho, Cávado, Ave e parte de Montalegre. Com 12 parceiros, o projeto, coordenado pelo IPVC, foca-se na valorização dos baldios e na promoção de soluções inovadoras para a sua gestão sustentável.