twitter

Exposição homenageia as feirantes de Barcelos

Exposição homenageia as feirantes de Barcelos galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 07 de março de 2025, às 16:22

Projeto do Curso Técnico/a de Fotografia assinala Dia da Mulher

O Curso Técnico/a de Fotografia da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos inaugura amanhã, dia 8 de março, às 10h30, no Posto de Turismo de Barcelos, uma exposição dedicada às feirantes do concelho.


Desenvolvido em parceria com a Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Barcelos, este projeto pretende comemorar o Dia Internacional da Mulher, homenageando e valorizando a figura feminina, centrando-se nas vendedoras da feira semanal de Barcelos.
A diretora do Curso Técnico/a de Fotografia, Graça Silva, explica que, «sendo a feira semanal de Barcelos uma das maiores da região Norte e com forte tradição da presença da mulher enquanto figura dinamizadora, empreendedora e vendedora de diversos produtos», esta mostra pretende «dar a conhecer a sua trajetória e as motivações que as levaram a escolher esta profissão».
A docente e destacada fotógrafa conta que, nesse sentido, os professores Bruno Silva, Rui Sousa e os alunos do Curso Técnico/a de Fotografia pensaram em «dar visibilidade, reconhecer e retratar estas mulheres recorrendo à fotografia e ao registo áudio».


O estabelecimento de ensino apresentou a ideia ao Município, que se tornou parceiro do projeto. O desafio foi lançado às três turmas de fotografia da Escola de Tecnologia e Gestão. Dos alunos que se voluntariaram, foram criadas equipas de trabalho para o registo de
fotografias, para as entrevistas e para a recolha do consentimento para o uso da imagem. Os professores ficaram com o trabalho de pós-produção de imagem e áudio.


O registo fotográfico foi realizado na “banca” de cada feirante, de forma a mostrar a profissão e a área de atuação. A captação áudio teve um guião, de forma a registar e dar a conhecer as origens, percurso e algumas histórias insólitas de cada feirante. O resultado deste trabalho,
consiste em 90 fotografias, acompanhadas por testemunhos áudios das respetivas feirantes, refletindo o ambiente sonoro vivido neste espaço.
A sala de exposição foi pensada como uma extensão do espaço feira, tendo sido usados ferros e cordas para colocar as fotografias. A mostra está patente ao público até ao próximo dia 30 de março.