Os Vinhos Verdes marcam presença na 21.ª edição da Essência do Vinho – Porto, que termina hoje, no Palácio da Bolsa, aproveitando para divulgarem as suas referências junto dos profissionais e dos milhares de enófilos que este certame atrai, com o objetivo de conquistarem novos consumidores e concretizarem negócios.
Organizado pela Essência Company, o evento conta com a participação de 400 produtores com cerca de 4 mil vinhos à prova, naquela que é considerada «a principal experiência do vinho em Portugal», aliando os «grandes nomes do nosso país – os ícones e os novos atores – a referências internacionais de prestígio».
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes volta a ter uma sala no certame, onde estão presentes os produtores Encosta da Capela, Quinta de Santiago, Provam, Quinta do Mascanho, Quinta da Raza, Adega de Monção, Quinta d’Amares e Adega de Molares.
Com stands próprios, marcam presença a Adega de Ponte de Lima, Casa da Tojeira, Quinta do Regueiro, Soalheiro, Quintas de Melgaço, Paço do Curutelo, Quinta da Lixa, Quinta de Azevedo, Falua (Barão do Hospital) e Aveleda.
Depois de dois dias com sessões dedicadas aos Alvarinhos, a partir das 16h00 de hoje, estão em foco os “Brancos de guarda da Região dos Vinhos Verdes”. «Há muito que a Região Demarcada dos Vinhos Verdes deixou de ser somente berço de perfis leves de frescos. Entusiasma hoje, em particular, pela proposta de vinhos complexos, multidimensionais e de capacidade longeva», pode ler-se na apresentação desta prova, que vai ser orientada por José João Santos e António José Lopes, da Revista de Vinhos.
Por seu turno, a Escola Profissional de Esposende volta a marcar presença nesta iniciativa, proporcionado aos alunos a experiência de participação num evento internacional. Entre outras tarefas, os estudantes deram apoio na “RV Room Experience”, um espaço exclusivo que apresenta as grandes famílias do vinho, dando a provar alguns dos melhores vinhos do mundo.
Recorde-se que um estudo realizado pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão no Porto e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa, na edição passada, revela que o evento atrai «um público interessado e curioso» e «consumidores de vinho conhecedores, que procuram o certame para acompanhar tendências e aceder a experiências».
Para além do público em geral, o evento tem um pendor profissional, culminando a Wine & Travel Week, iniciativa que reúne especialistas internacionais de enoturismo. No ano passado, a Essência do Vinho registou a visita de 2.200 profissionais do setor do vinho, para além de uma delegação convidada com cerca de 50 profissionais, entre os quais escanções, importadores, proprietários de garrafeiras ou chefes de cozinha.
O certame funciona hoje das 15h00 às 19h00. A programação prolonga-se pela primeira vez para amanhã, com a estreia do “Veni, Vini, Vici”, um salão dedicado aos produtores que encaram o vinho à luz da chamada baixa intervenção, que vai decorrer das 12h00 às 19h00, no Hard Club (Mercado Ferreira Borges).