twitter

Hotel em castelo medieval em Ponte de Lima: 'Pode não abrir todo, mas vai arrancar' a 25 de abril

Hotel em castelo medieval em Ponte de Lima: 'Pode não abrir todo, mas vai arrancar' a 25 de abril
Fotografia DR

Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2025, às 14:29

Após polémica sobre obras, Paço de Curutelo abre como hotel com 69 quartos e várias amenidades.

O presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, confirmou a data de 25 de abril para a inauguração do hotel que está a ser construído no Paço de Curutêlo, em Ponte de Lima.

"O projeto de Ponte de Lima vai abrir no dia 25 de abril. Pode não abrir todo, mas vai arrancar", disse Jorge Rebelo de Almeida durante a apresentação do novo Vila Galé Casas D’Elvas Historic Hotel, que teve lugar no passado sábado naquela cidade.

A abertura do empreendimento, que criará 42 postos de trabalho, assinala a transformação de uma casa senhorial com mais de 900 anos de história.
O Paço do Curutelo, com 57 hectares de área e datado de 1125, apresenta uma arquitetura que remete para um castelo medieval.

A sua requalificação, que envolveu um investimento de cerca de 20 milhões de euros, inclui a criação de um hotel com 69 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, salão de eventos, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história do local. O projeto prevê também uma adega e vinhedos.

O processo de requalificação do Paço do Curutelo enfrentou um obstáculo no ano passado, quando a Câmara Municipal de Ponte de Lima acatou a recomendação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que identificou inconformidades nas obras. Entre os problemas estavam alterações não autorizadas na cobertura e nos pavimentos do edifício.

No entanto, o embargo das obras foi levantado após uma avaliação conjunta realizada a 17 de outubro, que concluiu que não existiam desconformidades significativas nos edifícios novos da quinta, fora da zona de proteção do paço classificado como de interesse público.