twitter

Póvoa de Lanhoso inaugura Gabinete de Apoio à Integração de Migrantes

Póvoa de Lanhoso inaugura Gabinete de Apoio à Integração de Migrantes
Fotografia CM Póvoa de Lanhoso

Redação

Publicado em 01 de fevereiro de 2025, às 14:03

Local já está em funcionamento.

A Póvoa de Lanhoso deu hoje um importante passo na promoção da integração de migrantes, com a inauguração do Gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, e do Presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, Pedro Portugal Gaspar. Este espaço visa dar uma resposta eficaz às necessidades dos migrantes que escolhem a Póvoa de Lanhoso como novo lar.

Frederico Castro sublinhou a importância deste projeto, lembrando que a ideia surgiu em 2022 e que se tornou uma prioridade para o executivo municipal. "Este processo iniciou-se já em 2022, com o objetivo de termos na Póvoa de Lanhoso um serviço que desse resposta à crescente necessidade de acolhimento e integração de migrantes. A proposta foi reforçada, inclusive, por jovens da nossa Assembleia Municipal Jovem, que identificaram essa necessidade", explicou o presidente.

O Gabinete de Apoio, que contará com uma equipa técnica especializada, terá um papel fundamental na orientação dos migrantes, oferecendo apoio em diversas áreas essenciais, como a regularização da situação migratória, aquisição de nacionalidade, reagrupamento familiar, acesso a empregos, serviços de saúde e educação, entre outros. Castro destacou ainda que o objetivo é criar um espaço de acolhimento e de inclusão, "transmitindo aos migrantes que se integram numa comunidade que lhes oferece direitos, mas que também exige o cumprimento de deveres".

A Póvoa de Lanhoso é agora a casa de 702 migrantes oriundos de diversos países, como o Brasil, a Ucrânia, a Polónia, o Paquistão, a Venezuela, França, China e África do Sul. Castro reafirmou o compromisso da autarquia em criar um território inclusivo, diverso e respeitador de todos.

Pedro Portugal Gaspar, presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, destacou a importância dos CLAIMs como instrumentos estratégicos para a integração. "Gostaria que este CLAIM fosse parte de uma rede nacional, um espaço que sinaliza e organiza a integração da população migrante. Este é um projeto de parceria, e estamos todos a contribuir para a integração e para o futuro da imigração em Portugal", afirmou.

Após as intervenções, seguiu-se a assinatura do protocolo de cooperação entre o Município da Póvoa de Lanhoso e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, que estabelece o funcionamento dos CLAIMs como centros de acolhimento, informação e apoio, promovendo a interculturalidade e articulando com diversas estruturas locais.

Rui Armindo Freitas, Secretário de Estado Adjunto da Presidência, agradeceu ao Município pela adesão à rede de CLAIMs, uma rede que se espalha pelo país para apoiar os migrantes na sua integração. "A integração começa com a documentação. Todo o cidadão estrangeiro em Portugal só estará no caminho da integração se estiver devidamente documentado", salientou Freitas.

O CLAIM da Póvoa de Lanhoso, que já está em funcionamento no Balcão Único do Município, é o sexto a ser inaugurado no distrito de Braga e o 163.º no país. No final da cerimónia, o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior brindou os presentes com o tradicional "Cantar das Janeiras", marcando o encerramento do evento.