A importância do ensino profissional como alternativa de sucesso, a necessidade de conectar gerações para combater o isolamento social e o potencial do setor vitivinícola foram os temas principais dos três projetos vencedores do Final Event do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica. A cerimónia, que teve lugar esta quarta-feira, reuniu estudantes e docentes para a apresentação de soluções inovadoras que integram novas metodologias pedagógicas no ensino.
O evento, que visa promover a inovação no ensino e a integração de novas tecnologias, revelou três projetos que se destacaram pela criatividade e relevância social. O programa PIP, um esforço conjunto entre os Politécnicos de Viana do Castelo e Bragança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR-BAITS-IPVC), procura impulsionar o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro dos alunos e a sua preparação para o mundo do trabalho.
O grande vencedor foi o projeto "Ensino profissional, um caminho prá vida... um caminho alternativo!", que procurou desmistificar a ideia do ensino profissional, evidenciando-o como uma via válida e de sucesso, tanto no plano pessoal quanto profissional. A equipa responsável pelo projeto destacou a importância de valorizar esta vertente educativa, muitas vezes vista como uma opção secundária, mas que oferece oportunidades reais de crescimento e sucesso.
O segundo lugar foi atribuído ao projeto "Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social", uma iniciativa que propôs soluções para promover a interação intergeracional e combater o crescente isolamento social nas comunidades, algo que se revelou particularmente importante em tempos de pandemia.
Fechando o pódio, o projeto "Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola" focou-se na valorização do setor vitivinícola local, propondo inovações para um futuro mais sustentável e competitivo na produção de vinho. A ideia central foi explorar o potencial da vitivinicultura como motor económico da região, aliando tradição e inovação.
O PIP é uma iniciativa que visa apoiar professores no desenvolvimento de novas metodologias de ensino, com o objetivo de incorporar tecnologias digitais e métodos de ensino colaborativo baseados em projetos, preparados para responder às exigências do mercado de trabalho atual. A introdução dessas novas abordagens pedagógicas visa preparar os alunos para um futuro onde as competências digitais e a colaboração são cada vez mais valorizadas.
Em parceria com o Politécnico de Bragança, o projeto PIP reflete o compromisso das instituições de ensino superior em modernizar a educação e preparar os estudantes para os desafios do século XXI, reforçando a ligação entre as competências adquiridas no ambiente escolar e as necessidades do mercado de trabalho.