O Município de Esposende anunciou que vai implementar uma plataforma digital interativa para aprendizagem da matemática nas escolas do primeiro e segundo ciclos. O denominado Projeto Hypatiamat abrange 3200 alunos do 1.º ao 9.º anos de escolaridade.
Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, a frequentar das escolas do concelho de Esposende, vão ser abrangidos, no presente ano letivo, pelo projeto Hypatiamat. Trata-se de uma plataforma digital que dispõe de muitas aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, que, segundo a autarquia, «contribuirá para proporcionar um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem da disciplina».
Aquela ferramenta digital, disponibilizada no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, aproveita o gosto natural dos alunos por ambientes tecnológicos para melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar e tornar a aprendizagem de matemática um prazer, sempre com o envolvimento de professores e encarregados de educação.
Ainda segundo a mesma fonte, a estratégia pedagógica da aplicação é desenhada com o objetivo de despertar o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza utilizando tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na plataforma, entre os quais os jogos Hypatiamat, destinados à promoção de competências lógico-matemáticas. Ao nível da aprendizagem dos alunos, a plataforma estimula o trabalho individual, possibilitando trabalhar aplicações de conteúdos, jogos sérios e outros conteúdos, de acordo com o ritmo de cada um e facilitando a apropriação de vocabulário matemático. No âmbito das medidas de implementação e dinamização do recurso digital, será realizada uma oficina de capacitação Hypatiamat dirigida a professores e serão promovidas sessões de esclarecimento de dúvidas e visitas de acompanhamento técnico às escolas por parte da equipa técnica do projeto.