Os distritos de Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Porto vão estar sob aviso vermelho a partir das 12h00 de segunda-feira devido à agitação marítima, anunciou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Estes cinco distritos vão estar sob aviso vermelho até às 9h00 de terça-feira devido à chegada ao território nacional da depressão Hermínia, que vai trazer agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir deste domingo. O IPMA antecipa “ondas de noroeste com sete a oito metros de altura significativa, podendo a altura máxima atingir 14 metros”.
A partir da tarde deste domingo e até à madrugada de segunda-feira, o IPMA colocou ainda sob aviso laranja, devido à precipitação persistente e por vezes forte, os distritos de Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu. Já sob aviso amarelo devido ao vento forte estão entre este domingo e segunda-feira todos os distritos do país, enquanto a queda de neve colocará sob este mesmo nível de alerta, a partir da tarde de segunda-feira, os distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo um risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para este domingo a ocorrência de chuva, aumentando de intensidade a partir da tarde e sendo persistente no Norte. O vento soprará de sul, aumentando de intensidade a partir da tarde, com rajadas em especial no litoral e terras altas do Norte e Centro, e a agitação marítima será forte, com ondas do quadrante oeste com três a 3,5 metros na costa ocidental, aumentando gradualmente para quatro a cinco metros, e para cinco a seis metros a norte do Cabo Mondego.
IPMA avisa que depressão Hermínia traz chuva e agitação marítima a Portugal a partir de domingo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu vários avisos devido à chegada ao território nacional da depressão Hermínia, que vai trazer agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir de domingo. Em comunicado de imprensa, o IPMA indicou que a depressão Hermínia vai afetar o Norte de Portugal na madrugada de domingo e estender-se ao resto do território na segunda-feira.
Devido a esta situação meteorológica, o IPMA referiu que foram emitidos avisos de nível amarelo para vento e neve, avisos de nível laranja para a precipitação e avisos de nível vermelho para a agitação marítima. “Depois do sistema frontal associado à depressão Eowyn ter atravessado o território de Portugal, um novo sistema frontal associado à depressão Herminia deverá afetar a região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26”, lê-se num comunicado enviado hoje à comunicação social.
No mesmo comunicado, o IPMA acrescentou: “A partir da madrugada de domingo, ocorrerá precipitação no Minho e Douro Litoral, que se estenderá gradualmente às restantes regiões, e que será persistente e por vezes forte a partir da manhã, prevendo-se que nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, as maiores intensidades se verifiquem na madrugada de domingo para segunda-feira e na manhã de segunda-feira”. O vento vai soprar “forte de sul/sudoeste, com rajadas até 70/90 quilómetros por hora no litoral, e até 100/110 nas terras altas do Norte e Centro”.
Há também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e a agitação marítima na costa ocidental vai ser mais forte entre a manhã de domingo e o final de terça-feira, com ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros de altura, que poderão atingir os 11 metros de altura máxima. A norte do Cabo Mondego, entre o início da tarde de segunda-feira e o início da manhã de terça, as ondas podem vir a atingir os sete a oito metros de altura.