Cerca de 80 profissionais das áreas da saúde e socorro estarão envolvidos, esta tarde, num grande simulacro de emergência, que terá lugar a partir das 18h00 na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.
A iniciativa integra o curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, e conta com a participação de docentes, estudantes, Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e profissionais do INEM.
Mara Rocha, docente coordenadora do curso, salienta a importância desta formação, destacando que “a ocorrência de catástrofes, caracterizadas por uma grande imprevisibilidade, é uma realidade cada vez mais presente nos dias de hoje”.
O atendimento em situações de emergência e catástrofe exige competências altamente especializadas dos enfermeiros, nomeadamente rapidez na tomada de decisões, liderança, capacidade de coordenação e trabalho em equipa.
Os simulacros de emergência, amplamente reconhecidos pela literatura científica como métodos pedagógicos eficazes na área da saúde, proporcionam aos participantes a oportunidade de praticar em cenários controlados, mas realistas, desenvolvendo tanto as competências técnicas como comportamentais necessárias para lidar com situações críticas.
Com esta ação, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados para enfrentar desafios de grande complexidade, promovendo a segurança e o bem-estar da sociedade.