A Mecwide, empresa sediada em Vila Seca, Barcelos, esteve envolvida na construção do maior "data center" da Noruega, destinado exclusivamente à plataforma TikTok.
Este projeto para a Green Mountain surgiu como parte de uma joint venture com o grupo norueguês CTS e a empresa americana Victaulic. A Mecwide dispõe, ainda, de uma unidade fabril em Vila Nova de Cerveira, dedicada ao pré-fabrico de tubagens para a construção de "data centers".
A obra foi recentemente concluída e encontra-se na cidade de Hamar, ocupando uma área de 18 mil metros quadrados. Trata-se do maior "data center" da Europa a funcionar exclusivamente com energias renováveis.
Além da sua presença no Minho, o CTS Group tem instalações em Lisboa, Leiria e Porto, e conta atualmente com cerca de 500 trabalhadores em Portugal, número que pretende duplicar nos próximos anos.
"Estamos totalmente comprometidos em investir e crescer em Portugal, um mercado que se tornou essencial para as nossas operações. As parcerias que temos vindo a estabelecer estão a gerar emprego e a contribuir de forma significativa para a economia portuguesa, ao mesmo tempo que promovem as exportações nacionais e a internacionalização das empresas. Estamos também empenhados em colocar as nossas competências e conhecimentos ao serviço de Portugal, especialmente na área dos "data centers", onde somos uma referência a nível mundial", afirmou Filip Schelfhout, CEO do CTS Group.
No ano passado, a empresa obteve uma faturação de cerca de 900 milhões de euros e tem como objetivo reforçar a sua presença em Portugal, especialmente nas áreas de arquitetura, engenharia, eletricidade, construção mecânica e software.