A passagem do Caminho Português de Santiago em Ponte de Lima tem razões históricas profundas, associadas à importância da sua localização no território do Entre Douro e Minho. Agora, a autarquia prepara-se para embelezar e florir o percurso entre a Correlhã e o centro da vila mais antiga de Portugal.
Aquela intervenção vai surgir graças ao projeto “Caminho de Santiago Florido: Explorando a Biodiversidade na Correlhã”, que foi um dos três vencedores da última edição do Orçamento Participativo (OP) de Ponte de Lima, na área do Desenvolvimento Sustentável. A proposta é da autoria de José Manuel Gonçalves Negrão e o financiamento municipal para materializar o projeto está estimado em 10.000,00 euros.
De acordo com informação municipal, aquele projeto surge com o propósito de «transformar o percurso do Caminho de Santiago, entre a Correlhã e Ponte de Lima, numa experiência visualmente deslumbrante e ecologicamente sustentável». Ainda segundo a mesma fonte, a iniciativa «busca embelezar a trajetória com a introdução estratégica de flores, plantas e arbustos, promovendo não apenas uma jornada estética e sensorial, mas também contribuindo para a preservação da biodiversidade local» , valorizando um trajeto percorrido por milhares de peregrinos anualmente.
Ponte de Lima integra as rotas e caminho trilhado pelos peregrinos vindos do sul, pelo Porto, Rates e Barcelos.