A Avenida da Liberdade, em Barcelos, será palco, no próximo dia 19 (domingo), a partir das 10h30, de uma corrida/caminhada solidária - “Caminha e corre pela inclusão das borboletas” -, que visa apoiar crianças com necessidades educativas especiais.
«Caminha e Corre pela Inclusão das Borboletas! Junta-te a este movimento solidário e vem caminhar ou correr pela inclusão das nossas Borboletas!», este é o pedido feito pelos organizadores do evento, que retratam, na nota enviada às redações, alertam para as dificuldades que as famílias dessas crianças enfrentam, devido, sobretudo, «a uma grande ausência de respostas sociais para crianças e jovens com altos graus de incapacidade».
Espaços «sobrelotados e acesso limitado a terapias comparticipadas pelo SNS» são algumas das principais dificuldades que os familiares dessas crianças com elevado grau de incapacidade enfrentam e que obrigam, em muitos casos, «a recorrer a tratamentos particulares, com custos elevados», sendo que isso leva a que muitos pais abandone, «os seus empregos para garantir os cuidados necessários» às crianças.
«Vamos mudar esta realidade, juntos!», este é o mote lançado pelos organizadores do evento. Não percas tempo! Inscreve-te já e ajuda-nos a fazer a diferença na vida destas crianças. Juntos pela inclusão!», finaliza a nota enviada pela Associação Sorriso Leonor e Amigos (ASLA).
As inscrições têm um custo de oito “sorrisos”.
A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, associadas a comportamentos repetitivos e/ou interesses marcados por objetos ou temas específicos. A designação de espectro foi atribuída pela variabilidade dos sintomas, desde as formas mais leves até às formas mais graves.